Mostrando postagens com marcador Piauí. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Piauí. Mostrar todas as postagens

Escola de Teatro, música e dança abre matrículas em Teresina

Escola Gomes Campos / Foto: Google Maps

A Secretaria da Cultura (Secult) anunciou que as inscrições para os cursos da Escola Técnica Estadual de Teatro Professor Gomes Campos estão abertas. De acordo com a Secult, essa é uma oportunidade única para quem deseja ingressar nas áreas de teatro, música e dança com formação técnica de excelência.

Segundo o governo do Piauí, as aulas serão iniciadas em fevereiro. Além disso, os alunos vão poder contar com maior flexibilidade, com turmas nos turnos da tarde e noite. Os cursos têm duração de dois anos e garantem aos concluintes o direito de solicitar o Registro Profissional (DRT).

De acordo com o governo piauiense, para realizar a inscrição é necessário apresentar documento de identificação pessoal e certificado de conclusão do ensino médio. As inscrições são presenciais na secretaria da escola, localizada no Centro (Norte), no horário das 14h às 20h.

Silvio Mendes lança projeto de 192 habitações para baixa renda

O prefeito Silvio Mendes assinou um contrato aditivo para construir 192 novas unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda em Teresina.

Segundo a prefeitura de Teresina, a iniciativa conta com apoio da Caixa Econômica Federal, representada pelo superintendente Edilberto Costa Olivera, e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), liderado por Guilherme Fortes.

Prefeito de Teresina Silvio Mendes / Foto: Prefeitura de Teresina

O prefeito destacou que o projeto atenderá às famílias mais necessitadas, melhorando sua qualidade de vida.

“Temos mais uma boa notícia para o teresinense, para aqueles que não tem moradia. A Caixa Econômica Federal junto com várias construtoras estão, nesse momento, contratados e fazendo mais 1400 novas moradias, através do Governo Federal, para quem não tem onde morar. Estou aqui assinando com o Guilherme Fortes um contrato com aditivo para 192 novas casas” comemorou o gestor.

De acordo com o prefeito, o cadastramento das famílias beneficiadas será realizado em parceria com outros órgãos da prefeitura.

“A prefeitura vai fazer o cadastramento através dos seus gerentes de habitação, da Secretaria de Assistência Social e agentes comunitários de saúde para fazer chegar a quem precisa e dar o direito de um teto a família que não tem”, explicou o prefeito.

Alepi inicia campanha de solidariedade: Doações de bens móveis para entidades filantrópicas

 

Alepi / Divulgação

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), está promovendo uma ação para apoiar a comunidade, fortalecendo a solidariedade.

De acordo com a Alepi, essa é uma iniciativa de responsabilidade social, na qual, bens móveis estão sendo doados para órgãos públicos e entidades filantrópicas ou benemerentes.

Segundo a Alepi, essa ação tem como objetivo, reverter o valor dos bens inservíveis em benefícios para quem mais precisa, e assim, ampliar o alcance das políticas de apoio social e promover o uso consciente e eficiente dos recursos públicos.

Qualquer um pode participar, e a Alepi convoca todos para acompanharem e apoiarem essa iniciativa os seguindo nas redes sociais e divulgando a ação.

Número de roubo reduz 36,19% no estado do Piauí

SSP-PI / Divulgação
 A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI), através DataSSP, divulga através do Relatório Provisório da Criminalidade, os novos dados destacando a significativa redução do crime de roubo em comparação aos anos anteriores. Os dados gerais são dos boletins de ocorrências registrados até o dia de hoje, 02 de outubro.

Segundo a SSP-PI, o número total de roubos no estado do Piauí sofreu uma expressiva redução de 36,19% em 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. No ano passado, foram registrados 15.078 casos, enquanto este ano o total caiu para 9.621. Os roubos de celulares, que representavam uma das maiores preocupações da população, também tiveram uma queda significativa de 39,84%.

De acordo com a SSP-PI, em 2024, foram registrados 6.451 casos, em comparação com 10.723 ocorrências em 2023. Outro dado que merece destaque é a redução nos roubos de veículos, que caiu 25,22% em 2024. No total, foram 2.523 veículos roubados neste ano, em contraste com os 3.374 registrados no ano anterior.

Teresina também apresentou uma redução significativa nos índices de roubo até outubro de 2024. Na capital registrou uma redução de 37,74% no número total de roubos em 2024. Foram contabilizados 7.736 casos este ano, enquanto em 2023 o total foi de 12.425 ocorrências. Os crimes cometidos com o uso de armas de fogo na capital também sofreram uma queda expressiva de 40,05%.

Em 2024, foram registrados 5.343 casos, contra 8.913 no ano anterior. Os roubos de celulares, uma das modalidades de crime mais frequentes em áreas urbanas, também tiveram uma redução expressiva de 41,47%. Em 2024, foram registrados 5.371 casos, em comparação com 9.177 ocorrências em 2023. O roubo de veículos também apresentou uma significativa queda em Teresina, com uma redução de 26,11%. Em 2024, foram registrados 2.021 veículos roubados, contra 2.735 no ano anterior.

Dados Piauí:

    • Roubo: O número de roubos no estado sofreu uma redução de 36,19% em 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Em números absolutos, houve uma queda de 15.078 para 9.621 casos.

    • Roubo com emprego de arma de fogo: Este tipo de crime teve uma queda ainda mais acentuada, com uma diminuição de 39,57%. Foram registrados 6.201 casos em 2024, contra 10.262 em 2023.

    • Roubo de celulares: Houve uma redução de 39,84%, com 6.451 casos em 2024, comparados aos 10.723 registrados no ano anterior.

    • Roubo de veículos: A redução foi de 25,22%, com 2.523 veículos roubados em 2024, em contraste com 3.374 em 2023.     

Números da Capital, Teresina:

    • Roubo: Em Teresina, o número de roubos também caiu significativamente, com uma redução de 37,74%. O total de casos registrados passou de 12.425 em 2023 para 7.736 em 2024.

    • Roubo com emprego de arma de fogo: Esse crime também apresentou uma queda expressiva de 40,05%, passando de 8.913 casos em 2023 para 5.343 em 2024.

    • Roubo de celulares: A capital apresentou uma queda de 41,47%, com o número de ocorrências caindo de 9.177 para 5.371 casos.

    • Roubo de veículos: O número de veículos roubados também diminuiu, com uma queda de 26,11%, passando de 2.735 em 2023 para 2.021 em 2024.

Nova estrutura do abrigo Lar da Criança Maria João de Deus é inaugurada em Teresina

Lar da Criança / Governo do Piauí
Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (27), com a presença do Governador do Piauí, Rafael Fonteles, e a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, a reforma da casa de acolhimento Lar da Criança Maria João de Deus, em Teresina.

De acordo com o governo do Piauí, o espaço foi ampliado, climatizado, modernizado e ganhou uma quadra e brinquedoteca, com investimentos totais de R$ 6.995.925,17.

Isabel Fonteles /  Governo do Piauí
De acordo com o governador, é ideal que a criança tenha um lar, uma família para desenvolvimento pleno, porém, em algumas situações, a própria Justiça determina que o estado acolha crianças, geralmente órfãs de pai e mãe.
"Nosso papel e dever é garantir as melhores condições possíveis para amenizar a falta da família, além de fomentar a adoção. Enquanto elas estão sob nosso cuidado, elas precisam de um espaço mais perfeito possível, com educação, boa alimentação, cultura, esporte, lazer e atenção às pessoas com deficiência. Este é um momento histórico, garantindo um espaço adequado, confortável, seguro e uma equipe humanizada", analisa o governador.
Rafael Fonteles / Governo do Piauí
Durante a solenidade, houve homenagens e uma apresentação musical pelas crianças assistidas na casa. O deputado federal Merlong Solano recebeu homenagem prestada a sua irmã, Socorro Solano, que cuidou do espaço durante 20 anos até falecer em 2023.

"A Socorro mostrou, na prática, que serviço público pode ser sinônimo de excelência, dedicação e compromisso. Ela motivou a equipe e articulou parcerias que apoiavam o trabalho, diminuindo o sentimento de abandono das crianças", destaca o parlamentar. 

Semec lança mesa interativa e multidisciplinar nas escolas de Teresina

Mesas interativas / Divulgação: Prefeitura de Teresina

Desde essa última quinta-feira (26), os gestores das instituições da Rede Municipal de Educação de Teresina estão participando de uma apresentação e capacitação sobre a PlayTable, uma mesa interativa e multidisciplinar desenvolvida pela PlayMove.

De acordo com a prefeitura de Teresina, o treinamento tem como objetivo preparar as equipes para a implementação dessa nova tecnologia. Inicialmente, 97 instituições da Rede serão contempladas com as PlayTables.

A PlayTable é uma inovação que permite que as crianças brinquem e interajam de forma colaborativa, utilizando os dedos ou objetos como pincéis e adaptadores. Um dos seus principais atrativos é a acessibilidade, sendo especialmente útil para crianças com limitações motoras. Com essa ferramenta, as atividades pedagógicas se tornam mais dinâmicas e inclusivas, estimulando o engajamento dos alunos de maneira lúdica.

Mesas interativas / Divulgação

Além da interatividade, o Ecossistema Ludopedagógico da PlayMove disponibiliza uma extensa gama de recursos, incluindo jogos, aplicativos e livros interativos. Esses materiais são essenciais para o desenvolvimento de habilidades e competências, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e são utilizados tanto nas áreas de experiência quanto nas disciplinas. A PlayTable também apoia atendimentos em Educação Especial, clínicas, APAEs e outras instituições.

Conforme destaca o secretário de Educação, professor Reinaldo Ximenes, a adoção da PlayTable marca um avanço significativo na qualidade do ensino oferecido pela Rede Municipal. "A PlayTable é mais do que uma inovação tecnológica; ela representa uma conexão para o desenvolvimento inclusivo e participativo. Estamos investindo em ferramentas que modernizam a educação e garantem que todas as crianças tenham acesso a um ensino de qualidade, independentemente de suas limitações".

A expectativa é que a implementação das PlayTables impacte positivamente o aprendizado dos alunos, criando um ambiente educacional mais dinâmico, inclusivo e alinhado às demandas atuais da educação.

Floriano sedia o 12º Festival Nacional de Teatro do Piauí em outubro

12º Festival Nacional de Teatro do Piauí / Foto: Escalet Produções
 O 12º Festival Nacional de Teatro do Piauí será realizado de 16 a 20 de outubro na cidade de Floriano. O evento, que se tornou um destaque no circuito cultural brasileiro, contará com a participação de grupos de teatro de diversos estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Ceará e Piauí.

As apresentações do festival são gratuitas, proporcionando acesso ao público em geral. Segundo César Crispim, do grupo Escândalo Legalizado de Teatro, essa iniciativa visa a democratização da cultura, permitindo que um público amplo e diversificado aprecie as performances.

12º Festival Nacional de Teatro do Piauí / Foto: Escalet Produções

O festival é promovido pelo grupo Escândalo Legalizado de Teatro, em parceria com a Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A., a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (Secult) e o Governo do Estado do Piauí, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC).

De acordo com César Crispim, destaca que o Festival é uma oportunidade singular tanto para o elenco e profissionais da área como para o público.

“Nós acreditamos na democratização da cultura e, por isso, a entrada para todas as apresentações é franca. Queremos proporcionar a oportunidade para que um público amplo e diversificado desfrute do talento e da criatividade expressos em cada performance", afirma.

12º Festival Nacional de Teatro do Piauí / Foto: Escalet Produçõe

Confira a Programação

A seguir, a lista dos espetáculos selecionados:

Espetáculos Adultos

- Bolsos Cheios de Pão – La Inquieta Companhia - São Paulo – SP

- Anna Jansen – O Sarau – Tramando Teatro - São Luis – MA

- Quando as Máquinas Param – Grupou Imagens de Teatro - Fortaleza – CE

- Velório à Brasileira - Grupo Entre Palcos de Floriano – Floriano – PI

- Cobiça – Escândalo Legalizado Teatro - Floriano – PI

- O Jaca do Caburé – Jean Pessoa – Timon - MA

Espetáculos Monólogos

- Maria Migué – Grupo Raízes de Teatro – Teresina – PI

- Sertão Hamlet – Sertão Infinito Coletivo de Teatro - Goiânia – GO

- Chá de Cadeira - Verônica Nobilli – São Paulo – SP

- 5 Minutos – Coletivo Inclessificáveis – São José – SC

- O Sonho de um Homem Ridículo – Companhia Lúdica dos Atores de BH – Belo Horizonte – MG

Espetáculos Infantis

- Drumond Para Crianças – Sintonia Dominó – Rio de Janeiro – RJ

- Estelita Entre Fadas e Outros Bichos – Trup Errante – Petrolina – PE

- O Rei Analfabeto no Reino da Gramática – Cia Arretados de Teatro – Juazeiro do Norte – CE

- Farrapo O Palhacista – Uberaba – MG

- A Menina e o Boizinho – Coletivo Cabaça – Parnaíba – PI

- A Magia de Gojobas – Grupo Tear de Teatro – Teresina – PI

- O Pega Sol – Grupo Harem de Teatro - Teresina - PI

- Pedrinho e o Pombo Alazão – Associação Cultural Uniartes – União – PI

- Chapeuzinho Vermelho em Seu Reino Encantado – Cia Independente Os Caipiras do Teatro – Floriano – PI

- Castelo Ratimbum - Grupo Metamorfose – Floriano – PI

- A Cigarra que Não Sabia Cantar – Companhia Os Tais do Teatro – Floriano – PI

Mês de junho aquece venda de tecidos em Teresina

Venda de tecidos / Foto: Divulgação

As festas de São João tradicionalmente no mês de junho, fomentam, anualmente, a cultura nordestina e a economia local. Além das comidas típicas e da realização de grandes eventos, o comércio todo se movimenta para a venda de decorações e roupas juninas.

Nas lojas de tecido da capital, o movimento de clientes em busca de materiais alusivos às festas iniciou ainda na segunda quinzena de maio. Seja para montar o look ou caprichar na decoração, as estampas estão sempre presentes. Nas lojas, eles recebem destaque e o estoque é sempre reforçado.

Francisco Marreiro, gerente de uma loja que vende tecido, externa que a rede se preparou com bastante antecedência para atender à grande demanda que surge neste período.

“O cliente vai encontrar uma variedade de estampa e tecidos diversos. Nós temos o 100% algodão e o poliester, com o menor preço da praça. Este último sai bastante, porque é um tipo de tecido que as pessoas normalmente mandam customizar. Então, aqui o nosso cliente vai encontrar um grande estoque com produtos de qualidade e preço acessível”, destacou.

Na composição dos trajes juninos já popularmente utilizados, o xadrez não pode faltar. Esse tipo de estampa é um clássico e com muita criatividade pode ser usada de diversas formas.

“Aqui também temos uma grande variedade de xadrez em diversas cores. Este ano o nosso estoque de tecidos está imbatível e a expectativa é sucesso nas vendas esse período”, completou Marreiro.

O comércio varejista já aguarda um aumento considerável nas vendas e, consequentemente, lucrar com este período festivo. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), Leonardo Viana, as lojas já estão decoradas e com manequins expostos à caráter no clima de São João.

“Principalmente as confecções quadriculadas, calçados, botas e adereços impulsionam as vendas e fazem o comércio ter uma expectativa bastante positiva com relação ao mês de junho. Estamos aguardando os clientes para fazer suas compras juninas”, reforçou.

Governador e secretário da Cultura inauguram requalificação de espaços culturais em Teresina

Nesta quarta-feira (12), o governador Rafael Fonteles e o secretário da Cultura, Carlos Anchieta, lideraram a inauguração de importantes melhorias na zona Norte de Teresina, marcando um novo capítulo na oferta de espaços culturais e de lazer na cidade. O evento contou com a requalificação do Polo Cerâmico Artesanal do Poti Velho e a reforma do Teatro Barítono Raimundo Pereira, além da inauguração do Parque Vila Poti.

A requalificação do Polo Cerâmico Artesanal do Poti Velho representa um avanço significativo na promoção da cultura local e no estímulo à economia criativa. Com investimento total de R$ 700 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Fábio Novo e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) 2023, as intervenções visam não apenas melhorar a produção e comercialização de peças cerâmicas, mas também proporcionar mais opções de lazer e atividades culturais para a população e visitantes.

Teatro / Foto: Governo do Piauí

Destacam-se, entre as principais intervenções, a Galeria de Arte Cerâmica Raimundinha do Poti, uma exposição que retrata a história dos oleiros e ceramistas da região, e a reforma da loja da Cooperativa das Mulheres Ceramistas do Poti, que agora oferece melhores condições de comercialização.

Além disso, a inauguração do Parque Vila Poti complementa a oferta de lazer na região, proporcionando uma experiência enriquecedora para os visitantes. O parque conta com uma variedade de equipamentos, incluindo quiosques para alimentação, campo de futebol, quadra comunitária, praça, mirante e outros atrativos.

Já o Teatro Barítono Raimundo Pereira, localizado no Bairro Jacinta Andrade, foi completamente revitalizado, recebendo um investimento de R$ 2.400.000,00 do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). As obras, iniciadas em 2023, modernizaram o espaço, dotando-o de equipamentos de última geração para produção cultural, além de proporcionar maior conforto e qualidade para o público.

O secretário da Cultura, Carlos Anchieta, destacou a importância dessas obras para Teresina, enfatizando seu papel na promoção da identidade cultural local e no desenvolvimento econômico da região. Segundo ele, essas iniciativas representam um investimento no futuro da cultura piauiense, fortalecendo as tradições locais e oferecendo novas oportunidades para a comunidade.

Portaria autoriza remoção de veículos abandonados em Teresina para combate ao Aedes aegypti

Trânsito em Teresina / Foto: Jailson Soares, ODia

No último dia 07 de junho, uma portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM) trouxe uma medida destinada a combater os focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti na capital Teresina: a remoção de veículos abandonados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A iniciativa visa garantir a segurança pública e a saúde dos cidadãos diante dos potenciais riscos representados por esses veículos.

De acordo com o assessor jurídico da Strans, Jomerito Ribeiro, a ação de remover veículos em estado de abandono está respaldada na legislação vigente. Ele alerta que os proprietários desses veículos devem providenciar sua retirada das vias públicas, sob pena de terem seus veículos removidos para depósitos designados para tal finalidade.

Os proprietários dos veículos notificados terão um prazo de 10 dias corridos para efetuar a retirada dos mesmos. Caso não cumpram esse prazo, a Strans procederá com a remoção dos veículos para depósitos. A partir da data da remoção, os proprietários terão 60 dias para reaver seus veículos sob pena de serem levados a leilão.

A medida está respaldada pelo artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece que veículos em estado de abandono ou acidentados podem ser removidos independentemente da existência de infração à legislação de trânsito. O CTB define veículo em estado de abandono como aquele que, estacionado na via ou em estacionamento público, não possui capacidade de locomoção própria e representa riscos à saúde pública, segurança pública ou ao meio ambiente.

É importante destacar que a presença de veículos abandonados pode acarretar riscos à saúde pública, especialmente devido ao acúmulo de lixo e água parada em seu interior, criando condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de representar uma preocupação para a segurança pública.

Salipi 2024: 22ª edição do evento começa nesta sexta-feira (07)

Salipi 2024 / Foto: Redação

A 22º edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), iniciou nesta sexta-feira (07), no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Em 2024 o evento tem como tema “A leitura é um estado de Graça”, em homenagem à professora Maria das Graças Targino, uma das fundadoras do sistema de bibliotecas da universidade.

O evento anual que celebra a leitura e reúne os mais renomados nomes da literatura brasileira, também serve como uma oportunidade de valorização e destaque para profissionais que trabalham com a comercialização de livros e outros produtos literários. Nesta sexta-feira, o Salipi começou com uma solenidade oficial às 18h e o show da cantora piauiense Soraya Castelo Branco.

Salipi 2024 / Foto: Redação

A solenidade também marca o início do 27º Seminário Língua Viva, um espaço dedicado à discussão e reflexão sobre a importância da língua e da literatura na sociedade contemporânea, que nesta sexta teve a presença do ativista, ambientalista, filósofo, poeta, escritor e defensor dos direitos dos povos indígenas, o mineiro Ailton Krenak, ministrando a palestra “Futuro Ancestral”. O momento foi conduzido por Biá Boakári.

Oportunidade única para empresários

Além de um tradicional evento que celebra a literatura, música e as diversas manifestações artísticas, o Salipi também é uma grande oportunidade de negócios para os mais diversos empresários, como é o caso de Socorro Macedo, que tem sido uma presença constante no evento. Segundo ela, há 12 anos a sua loja, "Universo do Livro", tem um espaço garantido no Salipi.

Para ela, esse é um período muito bom para os vendedores de livros e a edição deste ano trouxe grandes expectativas de vendas e interação com o público. Ela destaca a importância do evento como um período de boas vendas e de conexão com os pais que buscam alternativas ao uso excessivo de celulares pelos filhos.

“É muito bom esse período, pois se aproxima as férias e os pais geralmente compram livros para os filhos, até mesmo para tirar a criança também do celular, porque as crianças de hoje estão viciadas no celular. Elas querem levar o livro para casa para tirar a criança do celular, porque a leitura é bem melhor para ela do que ela está viciada em celular”, disse a vendedora.

Socorro Macedo / Foto: Redação

Evento tradicional que marca gerações

Ao longo dos anos, o Salipi reúne leitores de todas as idades, como a jovem Luzia de Sousa, de 18 anos, que é estudante de pré-vestibular e contou que é a segunda vez que visita o Salipi, mas que tem lembranças boas de quando era criança e visitou o espaço a primeira vez, durante um passeio de escola.

“A primeira vez eu vim quando era bem menorzinha, quando a escola dava aqueles vouchers de 10 reais e você, meu Deus, comprava um monte de livro. Pelo que eu estou vendo aqui no primeiro dia, já tem muita coisa barata, já tem muita coisa legal, e ainda estão montando, né, imagina quando montar tudo certinho”, afirmou Luiz.

Luzia de Souza / Foto: Redação

Caminhando pela feira é notável a quantidade de pais caminhando com crianças pequenas e com diversas sacolas com livros. Um exemplo disso é Karina, que levou sua filha Júlia, de apenas 7 anos, para conhecer o Salipi e imergir no mundo da literatura.

“É a primeira vez no Salipi dela, que eu trago ela, eu vou no Salipi desde quando era na Praça Pedro II, eu adorava ir para o Pedro II e ficava assistir às vezes os debates, a mesa, que passava debatendo sobre alguns livros, eu gostava muito. Eu trouxe ela, acho que o motivo principal, é para ela criar gosto pela leitura, para incentivar, porque a gente sabe que a única coisa que a gente pode dar para os nossos filhos é conhecimento”, relatou a mãe.

Karina e Júlia / Foto: Redação

Vasta programação

O coordenador do Salão do Livro do Piauí (Salipi), e professor Kássio Gomes falou um pouco sobre a extensa programação deste ano.

“Olha, é uma programação tão extensa, tão rica e variada, tão plural, que fica difícil a gente detalhar cada passo dela, mas eu vou tentar aqui resumir o que nós temos dentro desse espaço que é o Salão do Livro do Piauí, a começar pelo seminário Língua Viva, que é um local onde se encontram os grandes escritores nacionais com os escritores piauiense. Então esse é um momento de celebração, de network também, é uma forma dos escritores do estado do Piauí estarem em sintonia com os escritores nacionais, trocando inúmeras experiências importantes nesse cenário da cultura brasileira e piauiense”, detalhou Kássio.

Com uma programação diversificada e enriquecedora, o 22º Salão do Livro do Piauí (Salipi) acontecerá até o dia 16 de junho, quando se encerrará com um show dos artistas Chico César e Zeca Baleiro, no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI.

Confira mais fotos do Salipi 2024

Universo do Livro / Foto: Redação

Bate Papo Literário / Foto: Redação

Salipi 2024 / Foto: Redação


Literatura de cordel / Foto: Redação


Salipi 2024 / Foto: Redação


Da Redação

Obra da reforma do Troca-Troca no centro de Teresina é autorizada

Troca-Troca / Foto: Matheus Santos

Na manhã dessa quinta-feira (06), foi formalizada a assinatura da ordem de serviço para a execução dos serviços de reforma do espaço Troca-Troca, um dos pontos turísticos emblemáticos localizados no centro da cidade de Teresina.

Orçado em mais de R$ 3 milhões, o projeto será conduzido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) Centro. A estrutura da feira, que foi originalmente construída em 1980, receberá sua mais significativa reforma e revitalização em 2024.

José Alberto, superintendente da Saad/Centro, destacou a importância da iniciativa, ressaltando que a reforma e modernização do Troca-Troca representarão um marco cultural e econômico para Teresina. Ele enfatizou o potencial da obra em impulsionar a economia local e enriquecer o cenário cultural da região central da cidade.

"A assinatura da autorização para o início das obras do cartão-postal da cidade é um passo importante. Esta obra é de grande relevância, não apenas por seu impacto econômico, mas também por sua importância cultural. O Troca-Troca é uma instituição que faz parte da história da cidade há muitos anos. A ideia é revitalizar todo o centro, proporcionando à população um ambiente revitalizado e convidativo, onde possam desfrutar do centro da cidade com mais conforto e segurança", afirmou José Alberto.

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite mobiliza Teresina neste sábado (08)

Vacinação contra a Poliomielite / Foto: Reprodução

Neste sábado, dia 08 de junho, acontece em todo o Brasil o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite. Em Teresina, 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão disponíveis das 8h às 17h para receber crianças de até 4 anos de idade, público-alvo da campanha.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta os pais e responsáveis sobre a importância de conferir os locais de vacinação e não deixar de levar seus filhos para receber a imunização. Além disso, é necessário apresentar o CPF ou cartão do SUS e a carteirinha de vacinação.

É importante ressaltar que crianças menores de 1 ano devem atualizar sua caderneta de vacinação, enquanto aquelas com idade entre 1 e 4 anos devem receber uma dose da vacina.

Confira abaixo os locais de atendimento por zona:

Zona Leste:

- UBS Santa Isabel

- UBS Vila Bandeirantes

- UBS Mama Mia

- UBS Planalto Uruguai

- UBS Vale do Gavião

Zona Sudeste:

- UBS Carlos Alberto

- UBS Mário Rocchi

- UBS Nossa Senhora da Guia

- UBS Todos os Santos

- UBS Alto da Ressurreição

Zona Sul:

- UBS Angelim

- UBS Mario Covas

- UBS Monte Castelo

- UBS Parque Piauí

- UBS Porto Alegre

Zona Norte:

- UBS Cecy Fortes

- UBS Mocambinho

- UBS Poty Velho

- UBS Monte Verde

- UBS Santa Maria da Codipi

Avenida Frei Serafim será interditada para a 29ª Caminhada da Fraternidade em Teresina

Avenida Frei Serafim / Foto: Matheus Santos

A Prefeitura de Teresina, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), comunica à população que a Avenida Frei Serafim sofrerá interdições neste sábado (8) devido à realização da 29ª Caminhada da Fraternidade.

A interrupção do tráfego terá início às 15h na região do entorno do Adro da Igreja São Benedito, localizada no Centro da Capital. Lá será realizada uma Santa Missa, com previsão de início às 16h. Logo após, a partir das 17h, a Avenida Frei Serafim será fechada no sentido oeste/leste para o trajeto da Caminhada. O percurso seguirá pela Ponte Juscelino Kubitscheck (Ponte da Frei Serafim) até chegar ao Parque Potycabana, na zona Leste.

Carla Sales, gerente de operações de trânsito da Strans, esclarece que o encerramento da Caminhada está programado para a Avenida Raul Lopes, na zona Leste, o que resultará na interdição das alças de acesso à Ponte Juscelino Kubitscheck. Agentes de trânsito estarão presentes para assegurar a segurança viária dos participantes.

Caminhada da Fraternidade / Foto: Divulgação

À medida que a Caminhada progride, os trechos interditados serão gradualmente liberados para o tráfego de veículos. A Strans recomenda que os condutores que necessitarem se deslocar para a zona Leste ou Sudeste da capital no sábado à tarde busquem rotas alternativas, como a Ponte Estaiada, Ponte Wall Ferraz, Ponte da Primavera e Ponte Anselmo Dias, evitando assim a Avenida Frei Serafim e a Ponte JK.

A 29ª edição da Caminhada da Fraternidade 2024 é promovida pela Arquidiocese de Teresina, por meio da Ação Social Arquidiocesana (ASA), com o tema "Acende a Fogueira do Meu Coração", inspirado nas festividades juninas. Os organizadores estimam a presença de aproximadamente setenta mil pessoas no evento.

Inspirada nas festas juninas, 29ª Caminhada da Fraternidade acontece neste sábado (08) em Teresina

Caminhada da Fraternidade / Foto: Divulgação

Com o tema “Acende a fogueira do meu coração”, a 29ª Caminhada da Fraternidade convida toda a comunidade católica a participar deste ato de amor e solidariedade, que será realizado no próximo sábado, dia 08 de junho. A concentração começa às 16h no adro da Igreja São Benedito, no Centro de Teresina, com a Santa Missa presidida por Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina.

Após a celebração, os caminheiros iniciarão o trajeto caminhando pela Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana, animados pelo grupo Mar e Sol, com Soraia Castelo Branco e Flávio Moura, em ritmo de São João. A caminhada será concluída com um grande show do Grupo Católico Exército de Deus, com Ana Clara e Ítalo Poeta.

Criada há 29 anos, a Caminhada da Fraternidade surgiu como um gesto concreto para combater as desigualdades e promover o reconhecimento da imagem de Cristo nos rostos dos excluídos. Essa iniciativa apoia diretamente os serviços da Ação Social Arquidiocesana (ASA), que oferece acolhimento e atendimento especializado a enfermos, idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência.

Camisas / Foto: Divulgação

A identidade visual do evento para este ano foi inspirada nas festividades juninas, com destaque para o Sagrado Coração de Jesus ornado por pássaros, simbolizando a conexão entre espiritualidade e cultura. Com uma linguagem artística que resgata elementos e técnicas regionais, a identidade dialoga com o sagrado e o popular com muita fluidez.

Uma das novidades da 29ª edição são as camisetas disponíveis em quatro cores: vermelha, amarela, azul e branca. Além disso, também foram confeccionadas bolsas nas cores vermelha e amarela, para deixar os participantes mais confortáveis e equipados. Os produtos ainda podem ser adquiridos no Bazar da Fraternidade, localizado no Centro Pastoral Paulo VI, Lar de Misericórdia e Rádio Pioneira.

Emília Nunes, membro da coordenação do evento, afirma que Caminhada faz um apelo para que os cristãos atendam ao chamado de Jesus, acendendo a chama do amor, da compaixão e da solidariedade em seus corações.

“A caminhada acontece justamente para ajudar na manutenção de serviços importantíssimos na nossa cidade, acolhendo inúmeras pessoas que estão precisando de ajuda, sejam pacientes com câncer, hansenianos, idosos ou crianças. São vários serviços beneficiados com essa doação simbólica”, disse.

O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, destaca a Caminhada da Fraternidade como um grande momento de encontro com Deus e com a comunidade, que se estende até aqueles que aguardam nossa solidariedade.

"Somos convidados a caminhar com Cristo e com nossos irmãos, atendendo ao chamado divino para integrarmos a missão evangelizadora", afirmou.

Para facilitar a participação das pessoas, haverá vans disponíveis para transportar os fiéis até a Igreja São Benedito. Quem preferir pode estacionar nas proximidades do Parque Potycabana e utilizar o transporte até a concentração.
© todos os direitos reservados
feito por as_gência