Slider

Salipi 2024: 22ª edição do evento começa nesta sexta-feira (07)

Em 2024 o evento tem como tema “A leitura é um estado de Graça”, em homenagem à professora Maria das Graças Targino
Salipi 2024 / Foto: Redação

A 22º edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), iniciou nesta sexta-feira (07), no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Em 2024 o evento tem como tema “A leitura é um estado de Graça”, em homenagem à professora Maria das Graças Targino, uma das fundadoras do sistema de bibliotecas da universidade.

O evento anual que celebra a leitura e reúne os mais renomados nomes da literatura brasileira, também serve como uma oportunidade de valorização e destaque para profissionais que trabalham com a comercialização de livros e outros produtos literários. Nesta sexta-feira, o Salipi começou com uma solenidade oficial às 18h e o show da cantora piauiense Soraya Castelo Branco.

Salipi 2024 / Foto: Redação

A solenidade também marca o início do 27º Seminário Língua Viva, um espaço dedicado à discussão e reflexão sobre a importância da língua e da literatura na sociedade contemporânea, que nesta sexta teve a presença do ativista, ambientalista, filósofo, poeta, escritor e defensor dos direitos dos povos indígenas, o mineiro Ailton Krenak, ministrando a palestra “Futuro Ancestral”. O momento foi conduzido por Biá Boakári.

Oportunidade única para empresários

Além de um tradicional evento que celebra a literatura, música e as diversas manifestações artísticas, o Salipi também é uma grande oportunidade de negócios para os mais diversos empresários, como é o caso de Socorro Macedo, que tem sido uma presença constante no evento. Segundo ela, há 12 anos a sua loja, "Universo do Livro", tem um espaço garantido no Salipi.

Para ela, esse é um período muito bom para os vendedores de livros e a edição deste ano trouxe grandes expectativas de vendas e interação com o público. Ela destaca a importância do evento como um período de boas vendas e de conexão com os pais que buscam alternativas ao uso excessivo de celulares pelos filhos.

“É muito bom esse período, pois se aproxima as férias e os pais geralmente compram livros para os filhos, até mesmo para tirar a criança também do celular, porque as crianças de hoje estão viciadas no celular. Elas querem levar o livro para casa para tirar a criança do celular, porque a leitura é bem melhor para ela do que ela está viciada em celular”, disse a vendedora.

Socorro Macedo / Foto: Redação

Evento tradicional que marca gerações

Ao longo dos anos, o Salipi reúne leitores de todas as idades, como a jovem Luzia de Sousa, de 18 anos, que é estudante de pré-vestibular e contou que é a segunda vez que visita o Salipi, mas que tem lembranças boas de quando era criança e visitou o espaço a primeira vez, durante um passeio de escola.

“A primeira vez eu vim quando era bem menorzinha, quando a escola dava aqueles vouchers de 10 reais e você, meu Deus, comprava um monte de livro. Pelo que eu estou vendo aqui no primeiro dia, já tem muita coisa barata, já tem muita coisa legal, e ainda estão montando, né, imagina quando montar tudo certinho”, afirmou Luiz.

Luzia de Souza / Foto: Redação

Caminhando pela feira é notável a quantidade de pais caminhando com crianças pequenas e com diversas sacolas com livros. Um exemplo disso é Karina, que levou sua filha Júlia, de apenas 7 anos, para conhecer o Salipi e imergir no mundo da literatura.

“É a primeira vez no Salipi dela, que eu trago ela, eu vou no Salipi desde quando era na Praça Pedro II, eu adorava ir para o Pedro II e ficava assistir às vezes os debates, a mesa, que passava debatendo sobre alguns livros, eu gostava muito. Eu trouxe ela, acho que o motivo principal, é para ela criar gosto pela leitura, para incentivar, porque a gente sabe que a única coisa que a gente pode dar para os nossos filhos é conhecimento”, relatou a mãe.

Karina e Júlia / Foto: Redação

Vasta programação

O coordenador do Salão do Livro do Piauí (Salipi), e professor Kássio Gomes falou um pouco sobre a extensa programação deste ano.

“Olha, é uma programação tão extensa, tão rica e variada, tão plural, que fica difícil a gente detalhar cada passo dela, mas eu vou tentar aqui resumir o que nós temos dentro desse espaço que é o Salão do Livro do Piauí, a começar pelo seminário Língua Viva, que é um local onde se encontram os grandes escritores nacionais com os escritores piauiense. Então esse é um momento de celebração, de network também, é uma forma dos escritores do estado do Piauí estarem em sintonia com os escritores nacionais, trocando inúmeras experiências importantes nesse cenário da cultura brasileira e piauiense”, detalhou Kássio.

Com uma programação diversificada e enriquecedora, o 22º Salão do Livro do Piauí (Salipi) acontecerá até o dia 16 de junho, quando se encerrará com um show dos artistas Chico César e Zeca Baleiro, no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI.

Confira mais fotos do Salipi 2024

Universo do Livro / Foto: Redação

Bate Papo Literário / Foto: Redação

Salipi 2024 / Foto: Redação


Literatura de cordel / Foto: Redação


Salipi 2024 / Foto: Redação


Da Redação
© todos os direitos reservados
feito por as_gência