![]() |
Bandeiras dos países / Foto: MDS |
O evento teve início às 8h30 com a abertura da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) pelo ministro Wellington Dias (PT), que abordará propostas a serem levadas ao G20. Esta etapa precede a 3ª reunião da Força-tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que ocorre em Teresina nos dias 22 e 24 de maio.
Durante o encontro, os ministérios envolvidos na Caisan contribuirão para a formulação da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, visando adaptar iniciativas bem-sucedidas contra a insegurança alimentar e a miséria aos contextos nacionais.
Um seminário intitulado "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza" será realizado às 10h, apresentando uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre o histórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado nos últimos 25 anos, bem como as políticas públicas adotadas para enfrentar esses desafios.
Autoridades como o ministro Wellington Dias, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e representantes de órgãos como o Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) e o FGV Social estarão presentes para debater o tema.
No período da tarde, o ministro Wellington Dias participará, juntamente com o governador do Piauí, de uma reunião ampliada à sociedade civil para discutir "Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil", com a participação da imprensa.