![]() |
Foto: Reprodução |
Na próxima
segunda-feira (13), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e
Direitos Humanos (Sasc), em conjunto com o Fórum de Combate ao Trabalho Escravo
do Piauí, promoverá a solenidade de Institucionalização da Comissão para
Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE – Piauí) e o Lançamento do 3º Plano
Estadual de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção ao Trabalho Escravo e ao
Tráfico de Pessoas no Piauí. O evento terá início às 8h30, no auditório da
Secretaria da Administração do Estado, localizado no Centro Administrativo.
A superintendente da Igualdade Social e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, destacou que durante a cerimônia será realizada a posse do comitê no Piauí. Aguiar ressaltou a importância do COETRAE como um núcleo que une a sociedade civil e as instituições governamentais na formulação de estratégias de combate e vigilância contra o trabalho escravo, uma prática ainda presente no estado.
"A questão do trabalho escravo é uma realidade que persiste em nosso meio, especialmente em algumas comunidades que são mais vulneráveis. Muitas vezes, pessoas são enganadas com promessas de emprego em outras cidades ou até mesmo em outros países, apenas para se verem submetidas a condições de trabalho forçado, sem a possibilidade de retorno às suas origens", enfatizou a superintendente.
Aguiar também ressaltou o compromisso do Governo do Estado, por meio da Sasc, em combater o trabalho escravo, destacando a formação de um grupo de trabalho que será responsável por enfrentar essa questão em colaboração com outros órgãos.
"Estamos empenhados nesse trabalho, e o estado do Piauí já possui um plano de formação e enfrentamento do trabalho escravo, incluindo a realização de capacitações nos municípios", concluiu Aguiar.