![]() |
Piauí Pet Castramóvel / Foto: Reprodução |
O Piauí Pet Castramóvel concluiu com sucesso um total de 2.115 castrações de cães e gatos em todo o estado. Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh), o projeto também incluiu a implantação de microchips para monitoramento populacional e emissão gratuita de RG Pet.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Daniel Oliveira, o projeto, desenvolvido ao longo de 11 meses, visa não apenas controlar a população de animais, mas também prevenir a disseminação de doenças.
"Essa iniciativa pioneira busca não apenas abordar a questão da castração para o controle populacional de cães e gatos, mas também evitar a propagação de doenças originárias de animais em situação de rua. Os resultados das ações já realizadas demonstram que estamos no caminho certo", destacou.
Em Teresina, 1.111 animais foram submetidos à castração, enquanto a segunda cidade com maior número de castrações foi Parnaíba, com 564 procedimentos, seguida por Picos, com 440.
"A continuidade do projeto garantirá sua abrangência em todos os municípios do Estado do Piauí, abarcando todas as etapas do atendimento: cadastro, triagem, castração e implantação de microchip", afirmou a diretora de Conservação da Biodiversidade da Semarh, Jurema Chaves.