Slider

Ministro Wellington Dias inaugura programação do G20 Social destacando avanços no Piauí

O encontro, que acontece hoje, abordará propostas de combate à fome e à pobreza que serão levadas aos líderes dos países do G20

Ministro Wellington Dias / Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), deu início à programação do G20 Social em Teresina. Por volta das 9h20, o ministro presidiu a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), discutindo as propostas que serão apresentadas no G20.

Dias, ao quebrar o protocolo, expressou agradecimentos aos participantes do evento e aos piauienses antes de iniciar seu discurso. Ele ressaltou o significativo avanço do Piauí nos últimos 20 anos, desde o início do século, destacando a ascensão do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de "muito baixo" para "muito alto" nesse período.

"Saímos de um IDH considerado muito baixo, 0.4, para 0.7, acima de 0.7, considerado muito alto. Em 20 anos, alcançamos um patamar que muitos países levaram dois séculos para atingir", enfatizou o ministro.

Além disso, Wellington Dias prosseguiu relembrando as conquistas e as transformações significativas ocorridas no Piauí. Ele também destacou a importância do estado sediar o encontro, recebendo 50 delegações de todo o mundo para compartilhar exemplos e resultados obtidos não só no Piauí, mas também no Nordeste, Brasil e no cenário global.

O encontro, que acontece hoje, abordará propostas de combate à fome e à pobreza que serão levadas aos líderes dos países do G20. Entre os participantes estão a secretária Extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza do MDS, Valéria Burity, e outras autoridades.

Ainda durante o dia, o pesquisador Antônio Claret apresentará uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza".

Wellington Dias também está previsto para participar, junto ao governador do estado, Rafael Fonteles, da reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”.

© todos os direitos reservados
feito por as_gência