![]() |
Deputada Simone Pereira / Foto: Reprodução |
Em uma sessão plenária realizada nesta quarta-feira (22), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou uma alteração na Lei 8.281/24, tornando obrigatória a assinatura física de idosos para a realização de empréstimos. A medida visa prevenir fraudes e proteger os idosos em transações financeiras.
A deputada Simone Pereira (MDB), autora do projeto, destacou a importância da medida como uma forma de evitar abusos contra os idosos. Segundo ela, a exigência da assinatura física é crucial, uma vez que a assinatura eletrônica muitas vezes exigia apenas um reconhecimento facial, o que poderia facilitar fraudes.
"A assinatura eletrônica, muitas vezes, exigia apenas um reconhecimento facial. Isso é suficiente para que você possa finalizar a contratação dessas operações. Então, muitas vezes, a pessoa pegava apenas um celular e fazia como se fosse uma selfie ou algo nesse sentido e o idoso não tinha noção do que estava fazendo", explicou a deputada Simone Pereira.
"A gente vê muitos idosos sendo enganados. Às vezes eles fazem empréstimos sem que nem eles mesmos saibam. Então, foi um projeto muito bom e que vai ajudar bastante essas pessoas", afirmou a deputada Ana Paula.