![]() |
Presidente Ebrahim Raisi / Foto: Divulgação |
Na província montanhosa do Azerbaijão Oriental, uma tragédia abalou o Irã com a confirmação da morte do presidente Ebrahim Raisi, de 63 anos, juntamente com o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, em consequência de um acidente de helicóptero.
A mídia estatal iraniana, incluindo a Press TV, e as agências semioficiais Tasnim e Mehr, foram unânimes em relatar a fatalidade, confirmando que todos os ocupantes da aeronave, incluindo figuras proeminentes como o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o condutor da oração de sexta-feira de Tabriz, Imam Mohammad Ali Alehashem, não sobreviveram.
Imagens dos destroços, capturadas por drones do Crescente Vermelho e divulgadas pela agência de notícias estatal Fars, ofereceram uma visão sombria do local do acidente, uma encosta íngreme e arborizada, onde pouco restou do helicóptero, exceto pela distintiva cauda azul e branca.
Os esforços de resgate foram intensivos, com pelo menos 73 equipes mobilizadas para o local próximo à vila de Tavil, na província iraniana do Azerbaijão Oriental, conforme relatado por Pir-Hossein Kolivand, chefe do Crescente Vermelho Iraniano, à agência Tasnim.